terça-feira, março 23

13=4+2+7



13 é o número de anos completados pela minha pipoca maior no último dia 15, comemorados neste fim de semana com uma memorável noite do pijama para algumas ótimas amigas, pelo menos 4 a acompanham desde o berçário, apesar de não estudarem mais na mesma escola. Elas inventaram boa parte das brincadeiras como um desfile de pijama, e manicure com esmaltes super coloridos, uma cama enoooorrrme, composta de vários colchões para rir até chorar madrugada a fora e conversar até não ter mais assunto (coisa difícil!). Claro, que casos de terror ainda fazem parte do roteiro tirando o sono e lembrando das minhas próprias noites do pijama, nem um pouco planejadas e  nunca em aniversários, em comum, a animação e alto astral.
A festa foi simples, apenas para familiares, as amigas e vizinhos. O céu começou estrelado, mesa no quintal, churrasco a pedido da filha, alguns petiscos e muita conversa.


Aos 4 anos, exatamente 1 semana depois do seu aniversário, nossa filha foi diagnosticada com Leucemia. Após várias idas e vindas ao médico, pois não foi fácil o diagnóstico. Primeiro foi tratada como anemia, apesar disso, só foi piorando...aparecimento de petecas (manchas roxinhas pela pele), como se fossem pequenas batidas...falta de ar...dores musculares intensas...
Apenas com um exame específico, num hospital específico, foi possível saber o diagnóstico.
E foi, apavorante...claustrofóbico...

Foram 2 anos de tratamento quimioterápico, 2 anos de nossas vidas suspensas. 6 meses de tratamento intensivo...quimio um dia sim outro não...algumas intercorrências...internações...febre...corrida ao hospital de madrugada...noites sem dormir...sustos...cabelo caindo...outras crianças...outras mães...outras histórias...

Ela teve alta em março de 2003, um renascimento, com certeza. Aniversário muito comemorado fora do hospital. Sensação de paz, alívio, gratidão...mas também hora de racionalizar vários sentimentos estacionados nos últimos 2 anos. Eu estava grávida do pipoquinha, tentando muito apoiar minha filha, eu e marido tentando também nos encaixar em uma vida normal...
Os anos seguintes foram cansativos, cheios de sentimentos contraditórios, solidão, raiva, felicidade, gratidão, frustração, dúvida...todos batendo a sua porta na mesma hora esperando resoluções...

Não quero fazer deste texto um desfiar sem fim de meu rosário, nem ficar reclamando xurumelas do passado, apenas que durante a festa... ao redor da mesa...especialmente no parabéns e após ele, no meio dos risos e da confusão delicada, vi nos rostos de cada um e no meu próprio, o pensamento era um só, nos entreolhamos ternamente adivinhando o que o outro pensava...lembramos de nossas dores, nas dores dela, naquele tempo e o quanto somos abençoados por tê-la para mais um aniversário. Durante aqueles segundos nos emocionamos com a pessoa linda que ela carrega dentro de si, no seu riso, seus gracejos...

Outro dia li em uma antiga agenda, por sinal, a agenda que eu usava para marcar os dias de quimio e qual remédio ela teria que tomar a cada dia, pois eram muitos, e no meio deles havia um texto em que dizia: '...tudo isto marca como cicatriz, nem de todo ruim, pode vir a ser o charme, o diferencial, o viver melhor, a escolha certa...'
Trata-se de viver, simplesmente e puramente viver... 

Bia, teve leucemia aos 4 anos, 2 anos de tratamento, 7 anos de vida após o câncer, 13 anos muito bem vividos e pronta para muito mais!

18 comentários:

  1. Oi, Cris
    Fiquei emocionada com esse seu post...tenho uma filha pequena e imagino o que vc deve ter passado. Que bom poder comemorar o aniversário de sua filha..parabéns para ela e bjs para vc

    ResponderExcluir
  2. Como eu te disse, fico muito feliz e aliviada em saber que está tudo bem agora! Que Deus dê muitas bençãos a ela e ilumine sua longa vida que tem pela frente! beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Não há mesmo como vcs não se emocionarem neste momento depois de tudo que passaram. Que Deus abençoe a vida dela sempre com uma longa vida cheia de saúde, paz e alegrias! Parabéns para ela!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Mais uma vez, parabéns pra nossa Bia,(que é xará de aniversário do meu Matheus), que bem poderia se chamar Esperança, Vida, Vitória...Sem dúvidas uma guerreira...que bom que ela teve você, uma pessoa igualmente especial, ao lado dela. Não é fácil, eu bem sei, retomar a rotina depois destas tragédias, a gente tem uma sensação de barata tonta, mas com uma gratidão tão grande que aos poucos nos coloca de novo nos eixos. Imagino como foram difíceis esses 2 anos de tratamento, e o ano que se seguiu e ainda hoje a preocupação. Sei exatamente o que você sentiu na hora do parabéns, sinto a mesma coisa em todos os aniversários do meu Marcus (12) e até nas apresentações na escola...que bom que tudo ficou pra trás.
    Voltando a festa da Bia, que mega legal uma festa do pijama e o pipoquinha lá, no meio de tantas garotas lindas...sortudo!! E a nossa Bia, lá linda e querida no meio de tantas e boas amigas.
    Beijocas amiga,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Nossa eu fiquei até sem palavras, porque a luta que a tua filha passou em tão pouco tempo de vida. Ela já é uma vitoriosa, assim como toda a família que trilhou com ela!
    Um Parabéns bem grandão para ela!!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris... fiquei contente por nos contar um pouquinho da sua vida, e ver que apesar de todos os contratempos que teve é um pessoa alegre e feliz (pelo que demonstra aqui no blog). E a vida é assim mesmo, admiro bastante pessoas que apesar dos problemas que tem vencem, ao invés de lamentar e não resolver nada... Bjo

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela filha, texto lindo com final feliz...Acredito que nada é por acaso....então feliz em te conhecer....Paula

    ResponderExcluir
  8. Que vitória!!!! Parabéns para sua fofa e muito anos de vida:)
    Bjo bjo florzita

    ResponderExcluir
  9. Lia, Cy, Vivi, Cris, Lu, Sam, Paulinha (que bom conseguiu comentar!!), Ruby, Mariana, obrigada pelos comentários carinhosos e os votos de felicidade e saúde para minha pequena...ela é mesmo especial e merece toda alegria deste mundo...o carinho de vocês sempre me toca de uma maneira muito especial...obrigada!! Bjos a todas!!

    ResponderExcluir
  10. Cris,

    Não tenho palavras pra descrever a emoção de ler este post, maravilhoso, como todos, mas repleto de signos e significados.

    Parabéns a vocês, pai e mãe, parabéns a Bia pelo niver e pela vida!

    Grande beijo às duas

    Cris*

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente não sei o que dizer, que luta heim?!
    Nem imagino o que faria no teu lugar, que fortaleza vc é, que mãe maravilhosa, muito provavelmente eu teria desmoronado, e vc aí inteirinha.
    Olha, eu choro à toa e estou aqui em prantos pela tua história, quem poderia dizer, vc com essa alegria toda passar por tudo isso?
    Então Cris, Parabéns à tua linda menina, parabéns à você e ao teu marido por terem sidos tão perseverantes e ótimos pais. Pois se ela está fazendo essa idade é por causa de vocês.
    E tenho certeza que ela vai te amar por toda eternidade e vc à ela. E tenho certeza que ela vai ser uma menina ótima que vai te dar muitas alegrias na vida.
    Aliás deixa eu secar as lágrimas agora.
    Parabéns, parabéns, parabéns ....

    ResponderExcluir
  12. Ai Cris antes de mais nada quero felicitar e desejar saude saude e saude que è a coisa mais importante na vida. Bom, agora devo dizer que minha admiraçao por vc triplicou,imagino a barra que vcs enfrentaram mas felizmente com final feliz e entao vamos celebrar nao é mesmo?
    bjs e bjs

    ResponderExcluir
  13. Cris, minha querida: e que mãe, se imaginando numa provação dessas e não se comoveria?!
    Que bom que houve superação.
    Lembro sempre de uma frase, nessas situações: "o que não nos mata, fortalece". E a sua família deve ser mais forte e unida, depois de ter passado por isso tudo.
    ( Fica deprimida, não. Veja se não anda treinando muito, diminua o ritmo e durma mais. Pode não resolver o problema, mas sem dúvida, ajuda!)
    Um beijo pra você!

    ResponderExcluir
  14. Que Felicidade querida, só posso desejar saúde para sua pipoca e muitas felicidades para vcs todos!! Um grande beijo!!! Foi uma batalha e vcs foram grandes vencedores!!!

    ResponderExcluir
  15. Cris, obrigada novamente! Ma, a gente aprende a pular a onda, não tem outro jeito...
    Susi, graçasadeus um final feliz, sem dúvida e obrigada...
    É Lá, você tem razão, fortalece mesmo...vou tentar obedecer suas indicações, ando precisada de um soninho a mais...heheheh! Preciso te agradecer pelo apoio desde o começo do blog...obrigadão!
    Oi Ro, lindeza! Obrigada de novo e tô aqui viu, não se esqueça!

    Grata a todas vocês que passaram por aqui, deixando este cantinho muito mais carinhoso e meu dia mais iluminado... bjo grande!

    ResponderExcluir
  16. Cris, querida... seus textos sempre me emocionam, mas este vai muito além. Chorei ao ler a história da sua pequena (misturada com a sua) e fico feliz demais por ela estar bem, cercada de amigos e contando com a companhia e amor dessa mâezona que você demonstra ser. Parabéns pra família inteira!
    Muitos beijos
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Cris, li o post e não consegui escrever na hora. Talvez porque tudo o que vcs viveram é o tipo de dor e luta que sequer consigo imaginar.
    Sem palavras (e olha que é difícil elas fugirem de mim).
    Paraabéns pra Bia (xará da minha filha, que também tem 14!) e pra família toda!
    Beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Cris, fiquei emocionada com essa parte da sua história. Só quando temos filhos é que temos uma leve impressão do que passou, digo leve, porque só quem passou por isso também, que sentiu na pele de verdade.
    Felicidades pra sua filha e pra vc tbem!
    Um detalhe, sua filhota e eu fazemos niver no mesmo dia, né?

    Outra coisa, está difícil fazer comentário no seu blog, estou tentando desde ontem. Será que há algum problema?

    Beijos

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails