sábado, abril 10

cartas e letras


Li há pouco uma notícia que me fez pensar sobre o ato de escrever cartas, confesso que hoje em dia escrevo mais, depois do blog. Mas lembro de quando morava em MT, na minha adolescência sem telefone, quando trocar correspondência com vários amigos de outros cantos, era a única forma de matar a saudade e diminuir a distância...
Era um processo minucioso, da compra e escolha do cartão (sempre escolhia Garfield pelo humor, lembra dos cartões super engraçados?), o papel de carta, fotos, o envelope era sempre grande, para conter toda a papeação e saudade sentida.

A notícia que me refiro é esta "Finlandia - correios acabam com carta em papel". Eles estão digitalizando algumas correspondências para minimizar uso de papel e pessoal já que a população deste país vem diminuindo, há várias questões pendentes tipo a privacidade e confiabilidade do sistema, mas nada que um robozinho não possa resolver, estou certa que é uma tendência mundial ao longo do tempo. Solução para o uso do papel e emissão de gases poluentes na atmosfera, patati...patatá...
É o progresso, brandarão muitos...impossível nadar contra a maré, ainda mais quando se apresenta como possível solução para ajudar o planeta...mas que dá uma certa nostalgia e fica a pergunta, será mesmo o fim final das cartas escritas a mão com cheirinho de papel e o encanto da espera? Aquelas que guardamos por anos até ficar amarela em uma caixinha de memórias no fundo do armário para lermos depois de um longo tempo? Aquelas que nos faz lembrar do jeito e das palavras do amigo querido que não vemos mais?

Fez-me lembrar do filme 'Nunca te vi, Sempre te amei', com a Anne Bancroft e Anthony Hopkins, ambos ganhadores do Oscar, na história de amor entre duas pessoas de lugares diferentes, em comum o amor pelos livros, selada por cartas íntimas trocadas por um longo tempo...atuações memoráveis e emocionantes de ambos, e as cartas roubando o papel de um terceiro protagonista.


Parece que histórias como estas tendem a virar 'História' mesmo, como os pombos correios e os tambores mensageiros...


23 comentários:

  1. Cris obrigada pelas palavras lindas, que volte tudo em dobro pra vc kilida! O post que vc fez se for ver é bem polêmico né! Por um lado o ajudar o planeta, por outro muitas pessoas ainda não não tem computadores, eu pessoalmente amo as cartas, tenho várias (amarelinhas, como vc disse numa caixa) :D Bjinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Cartas escritas a mão trazem muita nostalgia. Havia todo um processo envolvido. A coleção de papéis de carta trocados no recreio... que lembrança mais doce. Hoje já não há mais isso entre as meninas... Nem sei se ainda existem papéis de carta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nada como uma carta escrita a mão, é tão mais pessoal né? Tb escolhia os cartões do garfield para dar pras amigas no niver.. beijo Cris e bom fial de semana
    Cynthia

    ResponderExcluir
  4. Cris,

    Nossa! Eu escrevi muuuuitas cartas, para famliares de outro estado, amigos que mudaram para outras cidades em razão da faculdade, namorados...

    É uma pena pensar que esse hábito tão pessoal e tão personalizado está em extinção...

    Sobre o filme que você mencionou é um dos meus favoritos, simples mas forte nas interpretações, duas feras em cena, em atuações maravilhosas...

    Grande beijo e excelente fds.

    Cris*

    ResponderExcluir
  5. Oi, linda,

    Olha, eu lamentaria muito se acabasse o papel e eu me visse impedida, para sempre, de escrever textos neles (veja que eu não disse apenas cartas!). sei que há as questões tecnológica e ecológica, mas há algo de poético no ato de escrever no papel. E se é assim com qualquer texto, é muito mais com relação às cartas!
    O filme citado é maravilhoso!

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Cris, adorava escrever cartas ainda tenho algumas numa caixinha,tenho dó de desfaze-las.
    Pois é Cris,aquele dia em Milao tentei fazer umas fotos de uma loja que a-do-ro imagina que sao 2mil metros quadrados so de objetos de design,isso è so num andar tem mais 6,queria ter feito fotos pra mostrar no blog,mas a equipe de segurança è enorme e eficiente sem chance, dai fiz umas fotos das vitrines que nao ficaram boas deu reflexo e gente passando sem parar,conclusao: nao pude mostrar nada no blog,mas fico maluca quando vou pra la pq tem muita coisa linda e tenho que conter meus impulsos ja que os preços sao pela hora da morte., mas mudando de assunto,tava lendo no post de hj vc é do Mato Grosso de que cidade? bjks

    ResponderExcluir
  7. oi, Cris
    Eu tb adorava escrever cartas...bons tempos aqueles. Tristeza se isso ocorrer, fica tudo tão impessoal..bjs

    ResponderExcluir
  8. é o mundo vai acabar...estão mudando tudo...e ficamos só na saudade!!!que tristeza!!!

    beijos e um bom fds!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris,
    Ai amiga, me deu uma saudade das cartas...tinha um glamour (como diria nossa amiga Rô)...escolher minuciosamente o papel, a cor da tinta a ser usada e depois ainda colocava um perfuminho...depois tinha que ir até o correio, colocar o sêlo, eu tive até coleção de sêlos que se perderam no tempo. Guardá-las era mais um capitulo, a gente escolhia uma caixa bem bonita e colocava num lugar especial dentro do guarda roupa, lembra???
    Como adoro escrever, mantenho até hoje esse hábito, ainda troco cartas com primos de Portugal, apesar de nos falarmos por telefone e e-mail, mando cartinhas de amor por maridão e pros filhos e nas datas comemorativas, sempre mando cartões, acho um luxo!!!
    (Ah, ainda guardo minhas cartas numas caixas lindas num cantinho do meu closet).
    Adorei a viagem no tempo!!!
    Beijos,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Paula, também tenho algumas que guardo com o maior carinho, acho que ainda vai levar um tempo prá que ocorra, mas acho inevitável infelizmente...bjo e bom domingo!!

    A coleção era ótima né, Tati? A minha não era das melhores, mas vc tem razão quando diz que não há mais isso entre as meninas, pena!

    Cy, adorei tua cartinha enviada com carinho, o garfield é demais!

    Ô Cris, esse filme me marcou demais, acho memorável a atuação dos dois, e o filme flui numa delicadeza...amo...

    MArly, é verdade, dá um medo que as palavras percam seu sentido e caiam na futilidade, pois no universo virtual tudo é tão passageiro e efêmero...

    Ô Susi, que dó! Imagino teu desespero de ver tanta coisa bonita e também de não conseguir fotografar, fica prá próxima, né? Respondendo tua pergunta, morei em Sinop dos 3 aos 16 anos, cofesso que adoro aquelas banda, apesar de não voltar prá lá há uns 20 anos, conservo ainda alguns bons amigos...

    É Lia, muito triste mesmo...

    É Fernanda, mas acho também que logo nos adaptaremos aos tempos modernos, mas abandonar a escrita vai ser impossível...

    Nossa, Cris, tava comentando com a a minha filha, que ela não tem isso de guardar cartas a não ser pequenos bilhetes de amigas e nossos, mas cartas mesmo e todo o ritual marcado por elas, não mais...uma pena!! Menina, tava pensando nisso de recuperar esta coisa dos cartões, também adoro a idéia de mandar e receber...bjo!

    Bjo meninas, bom domingo!!

    ResponderExcluir
  11. QUERIDA BELA POSTAGEM E CADA UM TIRE SUAS CONCLUSÕES!MAS TEM TANTAS FORMAS DE CUIDAR DO NOSSO PLANETA NO LUGAR DAS CARTAS POR EXEMPLO DEVIAM ABOLIR ESSAS PANFLETAGEM QUE FAZ TANTA SUJEIRA,CORESPONDÊNCIA DE BANCOS CHEGA DEZENAS (MANUAL DO CARTÃO ENTÃO É UMA LIVRO E QUANDO VC FAZ O TAL JÁ ASSINA UM CONTRATO QUE DIZ A MESMA COISA,PANFLETO DE MERCADO ENTÃO AÍ QUE RAIVA FICO LOUCA SEPARO MEU LIXO E BOA PARTE É SO PAPÉIS DESNECESÁRIO)E UMA CARTINHA FAZ TÃO BEM PRO CORAÇÃO ADORO.BEIJOCAS BOM FINAL DE SEMANA PRA TODOS AÍ VIU!

    ResponderExcluir
  12. Eu nao sei vc Cris quando morava aqui se vc era assim tb ,todos os dias quando chego do servico ao abrir a porta verifico se tem cartinha ,por nao tem nada melhor depois de um dia cansativo receber um carinho desses ,amo cartoes e papaeis de cartas adesivos e canetas coloridas .mais tb gosto de emails ta??rsrsrs
    bjim

    ResponderExcluir
  13. Pôxa Leila, acho que vc tem razão, fico maluca com a quantidade de lixo por correspondência que é enviada. Bjo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  14. Ro, aí é uma perdição para papelaria, né? Sabe que ainda tenho algumas coisinhas que trouxe daí? Eu também fazia isso em casa de ver a correspondência e esqueci de te contar eu também morava numa casa, adorava! Bem melhor do que ap apertadinho, né? Bjo!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga
    sabe hoje me repreendi por ainda não ter vindo te visitar, mas sabe vida anda enrolada mesmo.
    mas saiba que tenho um carinho imenso por você que sempre me deixa palavras tãqo lindas, tanto que sinto sua falta quando não te vejo lá pelos comentários,rsrs.
    você é uma pessoa especial e iluminada, especial mesmo, uma das pessoas que gostaria um dia de poder dar um abraço.
    obrigada pelo carinho e me perdoa por sumir, aconteceram tantas coisas e as vezes precisamos de um tempo para recarregar as energias,né?
    te adoro
    beijos
    bom domingo

    ResponderExcluir
  16. ah esqueci
    menina eu amava escrever cartas, colecionava os papéis e que infelizmente minha mãe um dia jogou fora, ela não tinha noção do quanto aqueles papéis de carta colorido e perfumados eram importantes pra mim, faziam parte da minha história.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu super escrevia cartas...eu tenho pastas e caixas com muitas delas... estão ficando até amareladas... é muito bom abri-las as vzs e ficar lendo, relembrando...era muito legal. As vzs conhecia uma amiga em um passeio e trocávamos endereços, e também tinha uma amiga que se mudou para Fortaleza e nos correspondíamos sempre por cartas, isso faz qse 20 anos e nos falamos até hoje! Só que agora pela internet, claro... Era muito bom...
    Mas pensando por esse lado ecológico, é muito inteligente, muito consciente, coisa que o nosso país aqui está bem longe de alcançar... Parabéns pelo post, gostei muito e me fez pensar e relembrar de coisas muito boas. Não me lembro de ter visto esse filme, mas fiquei curiosa de vê-lo.
    Beijocas pra vc

    ResponderExcluir
  18. Oi Cris,
    as cartas parece mesmo com o tempo contado, hoje em dia nem se vê pessoas fazendo coleção de papel de carta. Nossa era muito legal eu e minhas irmãs fazíamos uma pequena coleçao delas, nas mudanças que já fizemos de um lugar pra outro nesta vida nem sei onde foi parar a minha pasta.

    Ainda tenho uma pessoa que correspondo através de carta, a emoção de chegada de uma dessas é tão grande e, sei que pra ela também é.

    Que pena que o progresso acaba caminhando para coisas que são um pouco impessoais.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Pior que dá uma pontadinha de nostalgia, do tempo que eu trocava muitas cartas com meus amigos de 1° e 2° graus. Mas acho que isso vai acabar sim.
    Sabe que ainda tenho um montão de papeis de carta, os repetidos eu mandava para os amigos hehehe
    Bjusm Lu

    ResponderExcluir
  20. Oi Eli, deixa disso mulher, sei muito bem como é complicado o tempo, brigo com ele direto...eu é que peço desculpas pela ausência, tô devendo visitinhas prá algumas amigas. O abraço é bemvindo e recíproco, energia renovada faz bem sempre!! Bjinho e boa semana!!

    Lu, acho que você vai gostar do filme, faz muito bem em manter amizades assim, elas são raras...

    Vivi, imagino a emoção de vocês por manter a correspondência, também penso no impessoal, mas quero acreditar que o ser humano, criativo como ele é, inventará uma maneira de manter o nível pessoal, né?

    Oi Lu, e els adoravam receber, né? Bjo!

    ResponderExcluir
  21. Cris primitcha querida, que lindo e triste esse seu post, lindo porque vc de novo me fez lembrar de uma das pessoas que mais sinto saudades, minha vózinha, guardo cartas que ela me escrevia quando era criança, adoro reler, ver a letra dela me transporta direto para aquela época tão gostosa, triste porque é realmente uma tristeza o futuro desse hábito tão gostoso, mas adorei esse filme também, ainda mais que andei muito por essa rua, por essas livrarias dessa região de Londres, muito bom!! Beijos e uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa Ro, é disso que eu falo, desse sentimento de ver como a pessoa escrevia, isso infelizmente vejo que meus pipocas não vão ter, é tudo muito 'editado', você sempre pode mudar alguma coisa na internet, linda a lembrança que você tem da avó...
    Que emoção passar por estes lugares, hein? E me conta como foi o passeio????

    Bjo e boa semana

    ResponderExcluir
  23. ola!!!!vim conheçe-la!! te vi no Manga....e li esse texto com saudades das cartas q escrevia..eram tantas, eu lembro bem de como e ficar ansiosa esperando a cartinha chegar....engraçado, eu participava de um programa de radio onde vc enviava seu endereço pra se comunicar com outros ouvintes...qm faz issu hoje em dia?rsrsrsr nao da ne?rsrsr bjinhus...amei....bju no coraçao!!!Deus abençoe muitoo!!!

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails