sábado, maio 8

a costureira e o sitiante

Aos 23 anos, moça costureira do interior de São Paulo casou-se com o moço sitiante do interior paranaense. Ela como boa moça, resolveu de bom grado morar junto com os sogros na pequena casa de madeira, onde passou vários anos perdida em afazeres domésticos no meio de uma numerosa e confusa família. Deixou seus atributos costureiros adormecidos por um tempo...


Muitas controvérsias familiares, 2 filhas e um fusca perdido depois, resolveram se arriscar em MT, numa pequena cidade ainda recém-nascida (lembram dela?) sem-luz-sem-água, sitiada por estradas esburacadas...(ohmeudeus)!
Moça costureira, não sei como se adaptou, ela que já havia frequentada aulas de costura na cidade grande, agora estava aí com duas crianças prá criar, água de poço prá tirar e um medo atroz de ser devorada por alguma onça pintada que rondava o quintal, e marido ausente cuidando de gado de fazendas pantaneiras, eh laiá, como é que a vida pode dar estas guinadas?

Moça costureira foi forte, entre um choro e outro, escondido é bem verdade, enfrentou seus medos e até foi junto uma vez a estas fazendas acompanhando o marido, levando as filhas a tiracolo. Depois de alguns dias, dia de embora caiu um tropé d'água, não teve jeito, teve que ir embora à cavalo, abrindo caminho no mato à pique...foi memorável o momento e a semana depois sem conseguir sentar, tamanha as dores, digamos, musculares...

Montou casinha, enfim, voltou a costurar, criou as filhas e mais um caçula que veio depois, tudo à base da linha e agulha, criando roupas para as moçoilas, que chegavam com um corte de tecido e saiam vestidas de sorriso na cara.

Moça costureira é minha batalhadora mãe, que não sei como, enfrentou tantas mudanças sem perder a ternura jamais, sem deixar a peteca cair. E mesmo nas broncas soube ser enérgica, mas não cruel. Pois a lembrança que mais me faz rir, é ela correndo atrás de mim com a régua de madeira em punho, em torno de uma grande mesa, usada por ela para fazer os riscos e moldes das roupas. Depois de uma tarde inteira de aporrinhações desta pequena aqui, tagarelando sem parar nos seus ouvidos, enquanto ela tentava se concentrar nos moldes de roupa, ela não aguenta e sai correndo atrás de mim, com a régua em punho, ficamos rodando a mesa, algum tempo, até ela cair no riso e eu também...aliviada...

Dia das mães é todo dia, como diz minha sábia assistente doméstica quinzenal Fafá, que aliás trabalhará neste domingo. E o melhor presente é o amor, carinho e o respeito diários!

Feliz Dia das Mães-fortalezas, que são, que somos, sem perder a formosura!!

18 comentários:

  1. Lindissima homenagem que só poderia ser escrita dessa maneira: com o coração.
    Parabéns a moça costureira e a você, Cris!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Moça costureira fez um feito incrível, criou essa moça que nos fala e nos encanta!! Herdou os dotes costureiros da mãe e nos surpreende com seu talento tímido, mas maravilhoso!! Graças a moça costureira, tenho a prima mais doce da blogosfera, um beijo e Feliz dia das Mães querida!!

    ResponderExcluir
  3. Cris, que texto lindo! Quem mãe mais linda. Não há como não ter orgulho de mãe assim. Muito delicada a forma como contou sua história. Me emocionei! E ri também, da ciranda da régua... kk
    Beijos e Ótimo dia das mães.

    ResponderExcluir
  4. que lindooo ameiiii,e uma homenagem linda....com muito amor:)
    parabens
    abraço si
    feliz dia das mães

    ResponderExcluir
  5. Lindo e memorável a moça costureira que criou uma outra filha e mãe linda e memoravel.

    ResponderExcluir
  6. Moça costureira , anônima , cheia de fibra uma das muitas histórias de mães merecedoras de prêmios pelas abnegações, coragem e grande amor.
    Um grande abraço para a moça costureira.

    Abração
    marilene

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga,
    Li, reli, me emocionei e ri. Moça costureira tinha tanta força e ternura ao mesmo tempo...me lembrei de minha mãe, também correndo atrás da gente, mas desistindo das palmadas!
    Daí a gente tem a certeza de que tudo começa lá atrás, nas nossas mães, como somos diferentes e tão iguais, você é a própria moça costureira de hoje, você é igualmente forte e terna.
    Parabéns pela mãe-coragem que teve e que és hoje.
    FELIZ DIA DAS MÃES! Te desejo o maior dos presentes, um dia das mães bem pertinho dos filhotes, bem agarradinhos, hoje e pra sempre!!
    Beijocas,
    Cris joão.

    ResponderExcluir
  8. Tem um lindo selinho do dia das mães esperando você lá no meu blog.Passa lá!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Que gracinha ,linda historia linda foto ,linda vida ,feliz mais feliz mesmo todos os dias pra mamae da pipocadinha .
    bjim

    ResponderExcluir
  10. CRIS QUERIDA,
    QUE HOJE E SEMPRE SEUS DIAS SEJAM COM MUITA PAZ E SAÚDE.BEIJOCAS FELIZ DIAS DAS MÃES

    ResponderExcluir
  11. Essa é minha 1ª visita e adorei seu blog, mto criativo.
    O texto é impecável, quem me dera saber escrever assim!
    Visite tb o meu cantinho!

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  12. OI Cris
    saudade do-cê menina!
    feliz dia das mães atrasadinho
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que história gostosa de se ler!! Parabéns as mães todos os dias!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Cris!! Que alegria!!! Fez a pizza e ficou ótima???
    Fico super feliz!!! Obrigada por ter me contado!!
    Um beijo!!
    PS Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, querida,
    É interessante como a estória de nossas mães têm semelhanças. Difere nas circunstâncias e no ofício da sua. Mas são iguais nos desafios e nas dificuldades que elas tiveram de enfrentar!
    Bela homenagem!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cris,
    que linda homenagem fez a sua mãe! Uma história de luta, mas também de vitórias, sua mãe é mesmo uma guerreira.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Cris,hoje estou fazendo uma visitinha para voce passar la no meu bloguinho que tem um selinho para você e dps vc passa para mais 10 amigas blogueiras, não esquece de dizer quem te deu o selinho ok?! EU.. www.maricotacaradericota.blogspot.com

    bjão
    maricota

    não esqueci de vc.
    vou sempre passar por aqui.

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails