quarta-feira, dezembro 21

feliz natal...

Nesta época do ano, tenho tendências melancólicas, mas não de um jeito ruim. Traz de volta todos os sentidos adormecidos pelo dia-a-dia enlouquecidos do ano...confesso que beiro a pieguice.
Nesses meus 'quase' 40 natais, já tive uma vasta gama de alguns tipos: Eufóricos, alegres, solitários, tristes, energizados, prometidos, recomeçados...perfeitos! 
Todas as famílias trazem tradições natalinas, confesso que na minha não tinha muitas, mas morria de vontade de tê-las um dia...era mágico, e tudo beirando ao encantamento me tomava. Ora, o que eu podia fazer? 
Meu coração simplesmente parou numa destas vésperas, devia ter uns 8 ou 9 anos, lutando contra a ansiedade, não conseguia pregar os olhos...espiando pela janela vi Papai Noel de verdade indo em direção à casa da minha amiguinha de infância. Isso só podia significar uma coisa, ele existia e já tinha passado pela minha casa ou iria passar. Seu eu espiei? Não. Acabei adormecendo de cansaço ou emoção...ou magia? Mesmo depois de anos, ao descobrir a verdadeira identidade do Papai Noel, não me tirou esta singela lembrança. O presente daquele ano, confesso, não me lembro...
Aliás, na casa da Lu, havia todo tipo de tradição natalina, desde o mais lindo presépio já visto por mim, montado em casa, até todo tipo de luzes e tals...era um sonho. Quando tive minha própria família, quis ter também minhas tradições natalinas. Coisas simples, como adicionar um enfeite novo a cada ano na árvore de Natal, comprar ou fazer um novo membro para o presépio, cantar canções de natal e assistir ao 'Expresso Polar' pelo menos uma vez com toda a família reunida. Não importando se é piegas ou se você pode fazer isso todos os dias do ano, não só no Natal. Mesmo sendo triste, faltando alguém. Se tua tradição é fazer capeleti com toda a família, ou colocar a estrela na ponta da árvore ou dar aquele abraço apertado a quem a gente ama, não importa. Importa a energia que todos empregam pra estar ali, pra fazer acontecer...mesmo que a vida anda corrida, você se vê sendo engolida pelo tempo, é trabalho demais, dinheiro de menos...quando você percebe, as crianças já estão ali, prontas e felizes por mantê-las. Elas não deixam essas pequenas tradições morrerem. E mesmo que eu comece de uma certa maneira (suspirando fundo e contando até 100), terminam de outra. É envolvente e faz bem.


Tudo isso, só pra te desejar de coração, toda a energia boa que envolve o Natal te envolvendo também. Que você se emocione mesmo, com tudo isso, que não tenha vergonha de ser piegas...porque às vezes faz um bem danado só sentir...


Um beijo do tamanho do mundo!


32 comentários:

  1. Olá Cris,
    concordo com tudo e com olhos marejados estou assinando em baixo.
    Gosto de tudo isso porque parece que a confraternização familiar arremata o ano com chave de ouro, abre caminho para mais um ano de convivência mesmo que ela acarrete mais paciência, tolerância.... mas com certeza carregamos nossa bateria com tudo isso e sobretudo com o amor que é o que faz toda a diferença.Se é piegas,não importa, o importante é sentir.
    Japa criativa, um abraço super especial, que seu
    Natal seja maravilhoso como ele é dentro de seus sonhos, que ele tenha paz, harmonia, muita luz e amor. Outro dia li o seguinte: Não vamos agradecer pelo que temos mas sim por quem temos. E voce com certeza tem uma família maravilhosa.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Ah Cris, sábias palavras. Viver o Natal é mágico e tão bom.
    Desejo à você e sua família esse Natal cheio de encanto, de alegrias e felicidade. Que todos esses bons sentimentos se traduzam no decorrer de nossas vidas.
    Boas Festas.
    Amei "conhecer" você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aí, que lindas as suas palavras!
    Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Cris querida, comungo com todas as palavras que escreveste. Mesmo nos últimos anos as tradições natalinas tendo sofrido algumas mudanças e em 2011 principalmente, estou imbuída do Espírito Natalino e procurarei nos próximos retomar todas as tradições interrompidas. Sou muito feliz por ter conhecido pessoas lindas como és e espero e desejo que em 2012 continuemos blogando e nos conhecendo melhor.
    Feliz Natal e que 2012 traga muita paz, amor,fraternidade, compreensão e especialmente, muita saúde!
    Beijos,
    Beth.

    ResponderExcluir
  5. Nunca podemos deixar de perder a magia do Natal e com ela, passamos o resto do ano... Um beijo,FELIZ NATAL e tuuuuuuuuuuuuudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  6. Cris
    Foi um prazer lhe conhecer!
    Um lindo Natal e que 2012 seja cheio de bençãos!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris!! Feliz Natal pra vc tambem, muitas alegrias nessa data, tudo de bom pra vc e sua familia!

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  8. q lindo texto!! eu adoro natal, e nao me importo em ser piegas ou taé infantil... adoro as luzinhas, os enfeites a preparação para a ceia! acho tudo lindo e envolvente.
    e acho q este sentimento nos faz um bem danado, msm sabendo q no outro dia voltará td ao normal, rsrs.
    bjs e feliz natal

    ResponderExcluir
  9. Cris querida, eu me emocionei com seu texto, chorei e me senti envolvida pela magia!
    Obrigada!!!
    Te desejo um Natal especial e mágico, perto daqueles que ama!!!
    Te adoro demais e tenho muito carinho por ti!
    Beijosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  10. CRIS QUERIDA, CHOREI AO LER SEU TEXTO CARREGADO DE EMOÇÃO E AFETO!AMO O NATAL,MAS LÁ NO FUNDO SEMPRE SINTO UMA TRISTEZINHA,EMBORA MEUS 45 NATAIS TENHAM SIDO MUITO FELIZES!CHEIOS DE ALEGRIAS E UNIÃO,MAS PENSO NAQUELES QUE NÃO TEM NADA, QUE SOFREM,QUE ESTÃO TRISTES...A ALTERIDADE É UM SENTIMENTO SEMPRE MUITO FORTE EM MIM,POR ISSO ESTA ÉPOCA ME TRAZ MUITA REFLEXÃO MISTURADA COM EMOÇÃO...AMADA, ADORO VC E TE DESEJO MUITOS NATAIS MÁGICOS E MARAVILHOSOS NA PRESENÇA DE SUA FAMÍLIA!BJS,BJS!

    ResponderExcluir
  11. Florzinha Cris, que lindo!
    Eu fico muuuuuito melosa no Natal, gosto mais do aniversário de Jesus do que do meu próprio. Sou encantada pelo sentimento que cerca essa data e que envolve até os mais arredios dos corações.
    Infelizmente, as antigas tradições da minha família foram ficando pra trás quando eu ainda era uma criança e perdi minha mãe. hoje, tentamos embutir nas crianças nossas 'novas tradições', e espero de coração que elas sejam firmes e honrem a grandeza dessa data como eu. E pelo visto, como vc também!
    Beijinhos com muito carinho e com os votos de um lindo e abençoado Natal para você e todos os seus!

    ResponderExcluir
  12. Passei para desejar um Natal maravilhoso e repleto de coisas boas e bons sentimentos! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Cris, as histórias que temos são nossos maiores presentes.
    Feliz Natal!
    BJô

    ResponderExcluir
  14. Cris_Cris!
    Um beijo do tamanho do mundo pra vc também!
    Que o Natal seu e de sua família seja repleto dessas boas energias que vc passou durante o ano pra gente!
    Beijão querida,
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Querida Cris, que bom que foi conhecer você e sua arte. Visitar seu espaço é sempre um grande prazer para mim. Seu carinho é contagiante, e espero que um dia a gente possa se encontrar pessoalmente.
    Quero desejar a você e a sua família um Natal muito especial, com muita Luz e Alegrias. Que o Ano Novo lhe traga muitas experiências boas e saúde.
    beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  16. Cris conhecer seu blog e seguí-lo foi um presente, parabéns tudo muito lindo, bjs

    ResponderExcluir
  17. Japaaa, feliz natal e um 2012 maravilhoso cheio alegria, saúde, sucesso e dessas craftices lindas que vc faz! beijo da amiga que te adora

    ResponderExcluir
  18. Não é a única Cris... Ontem mesmo meus olhos encheram de lágrimas quando vi um vagalume! Nossa, fazia muito tempo que não via um, e os Natais da minha infância eram recheados de vagalumes! Vou muito bom o sentimento.

    Bom Natal pra você e sua família e muito sucesso nesse 2012!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  19. Cris, queridissima!!!

    \Ü/... passadinha rápida para te desejar um Feliz e Maravilhoso Natal...

    beijos*

    ResponderExcluir
  20. oi minha japa preferida!
    adore seu texto, sei o que voce está sentindo, entendo os seus desejos.
    quero que saiba que voce é uma pessoa prá lá de especial e que sou muito feliz por te conhecer e merecer sua amizade.
    Meiga e doce amiga, que seu Natal, e do pipoca, da Bia e do Joel seja mágico, feliz, tranquilo e cheio de amor.Um grande abraço e um beijo bem docinho nesse rosto tão lindo.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Ai que lindo Cris, amei teu texto, me ajudou a entender a melancolia que me abateu nessa época, amiga querida, desejo um Natal permanente no seu coração, desejo Boas Festas junto com os seus e um Ano Próspero em todos os setores da sua vida, 2012, está prá nós,que venha, cheio de coisas boas, bjinhos!

    ResponderExcluir
  22. oi cris
    Que nesse Natal , o amor e a luz divina, se façam presentes em sua vida. Um Natal radiante de paz !!!
    baci

    ResponderExcluir
  23. MINHA AMIGA QUERIDA!!!!
    QUE TEXTO LINDO E SINCERO. TAMBÉM SINTO MUITO DAS COISAS QUE ESCREVESTE, ACHO QUE O NATAL É ASSIM TRAZ MUITA CARGA DE NOSSAS LEMBRANÇAS.
    DESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL.
    UM GRANDE BEIJO

    ResponderExcluir
  24. Oi flor! Desejo que seu Natal tenha sido repleto de alegres bênçãos e que seu ano novo seja uma infinita fonte de amor a você e a todos os seus!Com carinho e beijinhos, Rachel :)))

    ResponderExcluir
  25. Feliz ano novo, querida!!!!!!!!!!!!
    Muitas graças para vc neste ano que passou, né? E desejo muitas mais em 2012!!!
    beijos!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  26. Cris, um ano maravilhoso pra vc e pra sua família! Muito sucesso, amor, alegria, amigos, saúde e tudo mais de bom que vier!

    Feliz 2012!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Cris, pensando, pensando em ti, não só por ser sexta(e cadê nossas ideias...rs?)... Tudo bem por aí? Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  28. Cris, que você tenha um ano maravilhoso! Espero que tenha passado bem as festas! Passe no blog que tem sorteio! bjs Nina

    ResponderExcluir
  29. Uau! gostei da nova cara do blog! ficou linda.
    E aí querida, vai ou não vai sair do casulo e virar borboleta?
    Vamos ou não vamos sair na escola de samba esse ano?
    Justo agora que estou animadinha e o Edison também, e a Ju também...
    Vê lá sei não vai furar em?
    Saudade amiga, fico escrevendo um monte de bobagens e não digo que estou com saudade de você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá,que trabalhos lindos vc faz, parabéns!VC poderia me ajudar,
    quero saber se vc conhece a máquina de costura janome?
    é boa, confiável?
    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  31. LINDO O VISUAL DO BLOG!!!
    SAUDADONA DE VOCÊ.
    UM LINDO FINAL DE SEMANA POR AÍ!
    BEIJINHO

    ResponderExcluir
  32. Já vi que o visual mudou completamente, mas você ainda não apareceu. Espero que tudo esteja bem. Quando voltar ao mundo virtual, por favor dê notícias.
    abraços saudosos

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails