quarta-feira, fevereiro 3

14 das melhores canções menos conhecidas de Chico



Assim começa o post do blog Livros e afins, trazendo as canções de Chico...
Tudo o que eu disser sobre Chico, vai soar redundante e repetitivo...

Fico pensando então, como suas canções influenciaram na minha rotina apressada de adolescente pré-vestibulanda, aos 17 anos numa mega cidade, onde tudo é absolutamente grande...a São Paulo de 1991.
Parece banal assim, ouvimos falar todos os dias dela, é chuva, poluição, trânsito, cultura...mas, para mim, naquele ano, foi o marco de tudo quanto eu poderia adquirir. Pode-se dizer, tornei-me uma esponjinha do tipo sugadora...ouvi, li, vi tudo ao meu redor...aprendi com o tempo a não ser tão esganada assim e aos poucos fui filtrando as informações...

Chico é carioca, mas para mim ele é a cara de São Paulo, embalou-me em todos os momentos de medos e ânsias da metamorfose ambulante da adolescente-mulher, nos pátios do cursinho, em rodas de amigos acompanhados ao violão, nos choros de alguma desilusão amorosa, nas aulas de História do Brasil ministradas a voz e violão intitulada 'Cantos e contos de Paulos e Zés', nas horas de certeza absoluta, e nas ausências de todo e qualquer sentimento, ficando ali, só ouvindo e absorvendo a genialidade dos versos, a riqueza da música ...

Com certeza, ouvia mais Chico aos 17 do que agora aos 37, quase 38, peço licença ao Alessandro e faço minha suas palavras... ouvimos tanto algumas canções que aos poucos perdem o sentido...mas, só até ouvirmos novamente...com o coração...

Foi assim que escolhi o nome da filhota, Beatriz... perdida nos versos da canção...

... Beatriz, me ensina a não andar com os pés no chão...

E você, algum dia estava distraído ou não, e foi arrebatado por Chico?


11 comentários:

  1. Cris, essa semana mesmo eu tava conversando com uma amiga blogueira o quanto essa música marcou minha gravidez, eu ouvia todos os dias, no começo, qdo não sabia se era menino ou menina, ouvia achando que podia vir uma Beatriz, depois que veio o Pandinha, ouvia porque me dava muita paz mesmo....Prá mim o Chico é a cara do Rio porque me criei lá e nós ouviamos muito em casa, sempre!! Ele é totalmente Brasil rsss, beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro, incrível como a música dele se adapta às circunstâncias, às vezes até parece que é o contrário...rsrsrsr! Mas, cara do Rio...isso não tem como, já tá na essência, não é?? Bjo!!

    ResponderExcluir
  3. Cris, eu não posso falar de Chico, pq aí dar um post, aliás posso plagiar lá em casa? As canções de Chico são tudo na minha vida, crescemos aqui em casa escutando todos esses ícones da MPB: Chico, Caetano, Bethânia, Belchior e todos mais. Tanto que minha sobrinha se chama Lígia, por causa de uma música, não do Chico eu sei. Mas esse homem é de ouro, tanto as melodias quanto as letras nos absorvem, tem dias que a gente tá pra baixo e escuta Chico e tem dias que a gente tá de bom humor e escuta Chico. Ele é versátil, inteligente. Percebeu que gosto muiiittooo dele? Não sei nem o que dizer quando é pra falar dele, não há mais adjetivos, ele é próprio.

    ResponderExcluir
  4. Cris,adoro Chico, me lembro que desde pequena quando umas primas que eram mais velhas que eu ouviam " A banda",apartir dai nunca mais abandei Chico. Um poeta né mesmo?
    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Marília, Lígia é lindo!! O nome e a música...buarquiano, né? Pode copiar à vontade... também vou te pôr aqui do lado, aí fica mais fácil de te acompanhar!! Bjo!

    Então Susi, ando meio relapsa com o Chico, estava eu aqui ontem, trabalhando e dei uma espiada neste blog, quando vi a lista não resisti, fiquei emocionadade de ouvi-lo... aí em casa foi uma tal de ouvir Chico até cansar, dúvido que isso aconteça!! Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    claro que eu também adoro o tal Chico, principalmente a música IOLANDA, que com ele fica ainda mais bela. Concordo com você, ele é a cara de São Paulo!
    Obrigada pelo carinho lá no RECOMADRES, adorrrrrrrrrro suas visitas!
    Com relação à sua filhota, diz pra ela que ela não é a única criança que foi salva e ainda é criança o Matheus (13) e o Marcus (12) também são. Me orgulho muito de ensiná-los as coisas da vida, a amadurecer sem perderem a essência.Acredito que é por aí que construiremos um mundo melhor, além é claro, de adultos muito mais felizes!!
    Beijocas amiga,
    Cris João
    (www.recomadres.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, Iolanda é linda! Eu é que adoro participar lá do recomadres!
    é tudo que quero que eles sejam muito felizes!! Bjo!!

    ResponderExcluir
  8. Ahh! Adoro o Chico, de paixão mesmo!!! Comecei a gostar dele quando tinha uns 13-14 anos e ouvi Construção. Achei fantástica e comecei a conhecer melhor a obra dele. Uma que me marcou muito foi Olhos nos Olhos... já dá pra imaginar que curei uma cor de cotovelo com ela, né? rs!!!

    ResponderExcluir
  9. Cris, acho que sabe da minha paixão por Chico. Nas minhas curtas férias, comecei a ler o livro do Wagner Homem, contando histórias das canções mais famosas do compositar e as contextualizando. O livro é um mergulho na História, além de ter detalhes interessantíssimos de Chico.
    Essa música Beatriz foi composta para o balé "O Grande Circo Místico", em parceria com Edu Lobo. A letra é uma delicadeza, de tão linda!

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh Cris...Eu amo o Chico...
    Em casa cresci ouvindo Chico e outras músicas boas.
    Ele toca a nossa alma, diz tudo o que queremos dizer mas não sabemos como. Amo!

    ResponderExcluir
  11. Cris, eu amo Chico Buarque (mais uma coisa em comum, alem de adorar "achados") e a primeira musica q eu aprendi, la nos meus 15 anos, foi Ludo Real, e linda. Essa e lado B do Chico.

    Bjs.

    Mariana (mae da Catarina, que e prima da Ju, amiga da Caca, e que gosta tbem do Drummond) - Valinhos

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails