domingo, maio 2

'fotogravida'

Acredito haver certa mágica no ato de fotografar. Imprimir a um papel aquele segundo, aquela idade, aquele sorriso, aquela nuvem, aquela luz daquele exato momento para a eternidade, não pode ser visto senão como mágica perfeitamente sustentada por prova científica e categórica.

Não só o ato de fotografar é mágico, como o depois. A revelação da imagem aparecendo magicamente no papel, tá bom...vamos ser menos românticos. Então não é mágico a hora de abrir e ver as fotos reveladas? Mesmo depois de tirar a foto na máquina digital, precisamos voltar para ver como ficou registrado o momento, sempre despertando alguma emoção, seja de alegria, de descontração ou de contrariedade, partindo para uma segunda tentativa...atualmente, sempre é possível mehorar...

Impossível não ter tardes descontraídas revendo fotos de viagens ou de nossos pequenos, ou avós, bisavós, amigos que não vemos mais. Quantos risos, choros e sentimentos diversos pode uma foto despertar, quando somos levados por eles para uma certa viagem no tempo e no espaço para uma determinada época ou lugar, lembrando-nos de outros rostos, do nosso, do pai, do irmão, da mãe, da madrinha da melhor amiga...

Mágica maior ainda pertence a poucos, aqueles que tem o poder de captar não só a imagem, mas sim algo mais volátil, o sentimento, a poesia.
Desta casta rara de fotógrafos-mágicos pertence Haruo Ohara, imigrante japonês que chegou ao Brasil em 1927, começou a fotografar em 1938, captando imagens da sua família e seu cotidiano em preto e branco. Poesia em preto e branco. Apaixonado pela natureza, fez da sua máquina, sua voz. Reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos, seu acervo é uma importante testemunha do cotidiano de sua época. Veja se estou errada...








18 comentários:

  1. que lindooooooo:)adorei as fotos
    abraço si

    ResponderExcluir
  2. Cris, fui lendo e fazendo uma viagem no meu tempo, na lembrança de minhas fotos inesquecíveis. Nossa casa é repleta de fotos: em quadros, porta-retratos, presas por imãs na geladeira... "Momentos que não voltam mais" podem voltar sempre, quando olhamos certas fotos que nos remetem à gargalhada, à alegria do momento... Amei seu post. As fotos do Ohara são mesmo lindas. Poucos são capazes de captar tais momentos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Está certinha da silva prima, que fotos lindas!! Cheias de simplicidade e beleza!! Adoro ver fotos, rever momentos, lembrar de coisas e pessoas que não vemos mais, é mágico mesmo, beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindas as fotos mesmo cris, deu pra sentir a mágica... beijos

    ResponderExcluir
  5. Haruo Oharo é o máximo. Você disse tudo: mágico, acima de tudo. Um verdadeira poeta.

    ResponderExcluir
  6. Ontem passou no JN estas fotos...lindas e de muita sensibilidade!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Não, você não está.

    Belíssimas fotos!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro fotos, adoto tirá-las, e não só do convecional, por mim andaria por aí com a máquina (se tivesse) pelas ruas fotografando tudo. Acho lindo principalmente as em preto e brando.

    ResponderExcluir
  9. Olá Si, lindas demais...

    Tati, mágica também fazemos nós que tiramos proveito disso!

    Ro priminha, Cy gemea, ainda vamos fazer uma foto juntas, nos aguarde, né??

    Olá Rosana, também vi no jornal e me apaixonei pelas fotos, fui correndo dar uma pesquisada e descobri que já tinha visto ele no site de fotografia da Pirelli, lá tem muito mais...

    Falou e disse Carol!

    Nunca é tarde prá começar, Ma. Nos Sescs tem cursos de fotografia até para quem tem máquina descartável, começa treinando o olhar...é muito bom!!

    Bjo meninas!

    ResponderExcluir
  10. Cris,

    Que post maravilhoso, como sempre. E as imagens então? Não conhecia esse fotógrafo, admito, mas adoro fotos p&b, são clássicas, eternas.
    Obrigada por mais essa dica preciosa.Excelente semana!
    Beijos

    Cris*

    ResponderExcluir
  11. Cris minha PAIXAO ,minha VIDA e fotografia ,eu entro em outro mundo eu enche a minha alma ,e me sinto em paz com o mundo ,eu me emociono ,e me divirto e me distraio ,minha vida e um album de fotografias .
    Essas fotos sao perfeitas dificl escolher a melhor !

    ResponderExcluir
  12. Achei simplesmente Lindas!!!!!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Cris, que mágico! Amei!
    A última foto da menininha só aguçou ainda mais uma grande vontade minha... um dia te conto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Cris, nao passei por aqui ontem deu saudade!
    Fotos lindas!
    bj

    ResponderExcluir
  15. Lindas fotos!! Realmente guardar certos momentos em um papel e depois poder ter o prazer de revive-los é mágico!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cris, ele está expondo aí em Sampa, não sei te dizer onde, mas vale a pena conferir!

    Ro, deixei um pouquinho desta emoção adormecida, admito que aqui não tinha como bancar meus ensaios, quem sabe consigo voltar um dia...

    Concordo contigo, Drix!

    Uia, agora fiquei curiosa, me conta Carol!!

    Susi, tá mandando bem no tuitui, também sinto tua falta quando não passas...bjinho!

    Hei Cy...momentos mágicos não?

    Bjos meninas!!

    ResponderExcluir
  17. Cris,

    Fotografia é pura mágica! Não é à toa que os povos primitivos não se deixam fotograr! Eles acreditam que a foto aprisiona uma parte do espírito no papel, rsrs.
    As fotos desse Haruo Ohara são maravilhosas: magia e arte em preto e branco.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  18. Cris, vi uma reportagem no jornal sobre esse fotógrafo e o materila que ele deixou como herança.
    Imagino como, há tempos atrás, com tão poucos recursos, alguém possa fazer imagens tão lindas?! É talento e sensibilidade de artista, mesmo!
    ( Parabéns pela bolsa que fez, mas eu gostei muito do banquinho azul!)

    ResponderExcluir

sou toda ouvidos!!!

Related Posts with Thumbnails